ÔĽŅ Vertia
Jardins verticais e coberturas verdes
1- Por que o sistema usado num jardim vertical Vertia é mais vantajoso que os outros?

A alta tecnologia aplicada aos jardins Vertia trazem uma série de vantagens enumeradas a seguir:

- CUSTO X BENEF√ćCIO: a economia em manuten√ß√£o, a facilidade e rapidez de constru√ß√£o, a n√£o necessidade de qualquer tratamento na parede, a seguran√ßa, a leveza e a durabilidade do sistema da Vertia d√£o aos jardins verticais uma not√°vel vantagem de custos quando comparado aos outros produtos similares do mercado brasileiro.

- MENOS MANUTEN√á√ÉO: por n√£o usar vasos, a manuten√ß√£o √© significativamente mais simples que nos outros sistemas, veja detalhes no item ‚ÄúComo funciona a manuten√ß√£o de um jardim vertical Vertia?‚ÄĚ.

- MELHOR EST√ČTICA: o sistema de fixa√ß√£o em tecido especial Vertia resulta em jardins com formas muito mais precisas, sendo poss√≠vel at√© desenhar logotipos. Al√©m disso, permite o uso de uma variedade muito maior de plantas e tem resultado imediato, ou seja, o jardim fica acabado 100% na entrega, o que n√£o ocorre em grande parte dos outros sistemas.

- MAIS LEVEZA: a tecnologia Vertia garante jardins com peso aproximado de 25kg/m¬≤. Este n√ļmero representa aproximadamente metade do menor peso por m¬≤ dos outros sistemas, o que torna desnecess√°rio qualquer refor√ßo estrutural e possibilita a constru√ß√£o de jardins at√© em Drywall (paredes de gesso).

- F√ĀCIL CONSTRU√á√ÉO: o sistema construtivo √© mais simples e mais veloz que os outros processos e n√£o demanda tratamento impermeabilizante na parede de apoio, j√° que praticamente n√£o existem riscos da √°gua vazar para a parte posterior da estrutura. A tecnologia Vertia tamb√©m n√£o usa qualquer tipo de material pesado de obra, como cimento e tinta, apenas sistemas de fixa√ß√£o.

- MAIOR DURABILIDADE: de forma geral a durabilidade dos jardins verticais Vertia √© muito superior aos outros sistemas encontrados no mercado, podendo chegar a d√©cadas. Veja mais no item ‚ÄúQuanto dura um jardim vertical Vertia?‚ÄĚ.

- MENOS USO DE √ĀREA: a estrutura pronta para receber as plantas tem apenas 5cm da parede, ap√≥s estes 5cm o espa√ßo ocupado √© apenas o da raiz (compactada) e folhagem. Os outros sistemas utilizam estruturas muito mais espessas, j√° que empregam vasos ou canaletas. Isso pode representar um ganho de √°rea consider√°vel, essencial para aproveitamento dos custosos espa√ßos dispon√≠veis.

- SEM VAZAMENTOS: a tecnologia Vertia de irrigação promove a constante umidificação do substrato em tecido especial posicionado verticalmente e com uma calha que recebe todo resíduo da água (que é pouco) na linha inferior da estrutura, e não joga água em vasos ou calhas como nos outros sistemas. Assim o risco de vazamentos em pavimento ou na parte posterior da estrutura é quase nulo.

- F√ĀCIL INSTALA√á√ÉO HIDR√ĀULICA: √© poss√≠vel construir um jardim sem instala√ß√Ķes hidr√°ulicas. Os jardins verticais Vertia podem facilmente trabalhar com circuito fechado, ou seja, se constr√≥i o jardim com um reservat√≥rio de √°gua que recircula no jardim, sendo necess√°ria apenas a reposi√ß√£o da √°gua consumida pelas plantas ou pela evapora√ß√£o. Assim o jardim tem necessidade apenas de um ponto de eletricidade.

2- Quanto dura um jardim vertical Vertia?

O jardim vertical VERTIA pode viver realmente muito tempo, o que o difere muito dos outros sistemas do mercado nacional. Na Europa existem jardins que usam o mesmo sistema da Vertia que est√£o vivos h√° mais de 20 anos.
Isso se deve a alguns fatores:

- CRESCIMENTO DA RAIZ: ao contrário de sistemas com vasos, as raízes não correm o risco de sufocar-se pela falta de espaço, pois podem crescer livremente por toda parede, o que permite uma vida longa e normal à planta.

- FERTILIZAÇÃO CONTROLADA: de acordo com a fase do jardim existe uma combinação específica de nutrientes que são inseridos no sistema de irrigação, satisfazendo de maneira eficiente cada etapa de vida das plantas.

- CORRETA MANUTEN√á√ÉO: como qualquer tipo de jardim, os jardins verticais Vertia dependem de uma manuten√ß√£o correta, com poda, limpeza e diagn√≥stico da situa√ß√£o geral das plantas. A manuten√ß√£o √©, no entanto, muito menos intensa que nos outros sistemas encontrados no mercado. Ver mais em ‚ÄúComo funciona a manuten√ß√£o de um jardim vertical Vertia?‚ÄĚ.

- ILUMINA√á√ÉO: em jardins internos a ilumina√ß√£o adequada √© essencial para o bom desenvolvimento das plantas. A combina√ß√£o de pot√™ncia apropriada, distribui√ß√£o uniforme e temperatura de cor precisa, comp√Ķem os projetos luminot√©cnicos da Vertia em parceria com a Philips e a Companhia de Ilumina√ß√£o. O resultado √© um sistema de ilumina√ß√£o perfeito para o crescimento de plantas com sa√ļde e longevidade.

3- Como funciona a manutenção de um jardim vertical Vertia?

A manuten√ß√£o dos nossos jardins √© realmente baixa. Pode ser feita por uma equipe da Vertia ou at√© mesmo por uma pessoa local respons√°vel por verificar periodicamente as condi√ß√Ķes do jardim, e que deve ser devidamente instru√≠da. No entanto uma vistoria t√©cnica para diagn√≥stico da situa√ß√£o das plantas, feita por nossos especialistas, √© necess√°ria ao menos duas vezes ao ano.

Caso queiram, os clientes da Vertia têm a opção de escolher planos de manutenção periódica a custos vantajosos. Estes planos podem contemplar desde simples podas até a troca de quantidades pré-estipuladas de plantas que eventualmente precisem ser repostas.

No caso de necessidade de troca de plantas, o processo é muito simples e não requer nenhum tipo de intervenção mais pesada, apenas se retira uma planta e se coloca outra.

Por fim, nosso sistema, exclusivo no Brasil, garante um nível de manutenção com períodos de tempo muito mais espaçados do que se espera, ainda mais quando se compara a qualquer outro concorrente nacional.

4- Como as plantas do jardim vertical Vertia crescem sem terra?

A terra tem pouca import√Ęncia para o crescimento das plantas, ela serve para ajudar a planta a se fixar e assim poder crescer. Os nutrientes que est√£o na terra, estes sim √ļteis para o crescimento, s√£o consumidos pelas plantas, por isso a necessidade de se fazer a reposi√ß√£o em forma de fertiliza√ß√£o.

O nosso sistema fixa a planta num tecido t√©cnico (substrato geot√™xtil importado da Europa) que permite o crescimento das ra√≠zes. √Č uma varia√ß√£o do sistema conhecido como hidroponia, pois n√£o usa terra para crescimento das plantas, mas somente √°gua. Uma bomba dosadora injeta os nutrientes na √°gua com um percentual adequado para cada per√≠odo de crescimento e esta√ß√£o do ano. Assim as plantas crescem normalmente, mesmo sem terra.

5- Como funciona o sistema de irrigação de um jardim vertical VERTIA?

A irrigação é muito simples, e usa a gravidade para umidificar o tecido especial que a Vertia importa com exclusividade para o Brasil. Através de apenas uma linha de irrigação, mais de 3m de altura de jardim podem ser irrigados, o que é realmente muito mais simples do que qualquer outro sistema.

A temporiza√ß√£o da irriga√ß√£o √© feita por uma central eletr√īnica programada de acordo com o n√≠vel de vaz√£o do sistema, o per√≠odo de crescimento das plantas, o n√≠vel de ilumina√ß√£o, as condi√ß√Ķes clim√°ticas (internas ou externas) e qualquer outra vari√°vel que possa influenciar o n√≠vel de umidade na raiz.

Complementa o sistema de irrigação a inserção automática de insumos e tratamentos na água, em percentuais e formulação adequados ao momento pelo qual o jardim passa.

Como opcional todo o sistema pode ser controlado atrav√©s de sensores que transmitem informa√ß√Ķes imediatas remotamente, atrav√©s de conex√£o por telefonia celular ou internet e, dependendo da situa√ß√£o s√£o instalados alarmes que asseguram a n√£o interrup√ß√£o dos n√≠veis adequados de irriga√ß√£o ao jardim. Este sistema n√£o necessita de praticamente nenhuma interven√ß√£o das pessoas que convivem no local.

6- A irrigação pode molhar o pavimento ou as paredes?
Não. O risco é mínimo e absolutamente controlável, a irrigação não joga água sobre plantas ou vasos, mas sim promove a constante umidificação do tecido especial, assim o risco de vazamentos em pavimento ou na parte posterior da estrutura é praticamente inexistente.
7- Esta é uma novidade, não é arriscado experimentar o sistema sem conhecer os resultados?

Este sistema é uma novidade no Brasil, na Europa existe há mais de 30 anos, com resultados incríveis e que estão funcionando há muitos anos. O problema é que ninguém até hoje desenvolveu este know-how aqui no país, e a Vertia trouxe uma longa experiência europeia como garantia de resultados com longevidade.

Ent√£o n√£o existe nenhum experimento, o que existe √© um profundo conhecimento vivido na constru√ß√£o de mais de 2.500m¬≤ de jardins em alguns dos principais pa√≠ses europeus. Interessante notar que para ambientes internos, que sempre s√£o climatizados, as plantas usadas na Europa s√£o as mesmas encontradas aqui, j√° que as esp√©cies tropicais s√£o muito mais belas e comp√Ķem jardins realmente exuberantes.

8- Que obras s√£o necess√°rias para se fazer um jardim vertical Vertia?

Esta é uma pergunta realmente interessante, pois caso o cliente queira ou precise, nenhum tipo de obra é necessária.

O sistema da Vertia permite que se fa√ßa um jardim vertical sem qualquer instala√ß√£o hidr√°ulica, sendo necess√°rio apenas um ponto de luz que aciona um sistema de bombeamento da √°gua. Esta √°gua se acumula no reservat√≥rio/calha situado na parte inferior do jardim e √© enviada para o sistema de irriga√ß√£o atrav√©s de uma bomba de imers√£o muito silenciosa e, por gravidade, a √°gua irriga as plantas e depois retorna ao reservat√≥rio. Este processo se chama ‚Äúsistema fechado‚ÄĚ e √© basicamente o mesmo princ√≠pio usado em fontes de √°gua ou aqu√°rios.

O sistema aberto é o mais usado, este sim depende de entrada e saída de água, e portanto é necessário que se execute um trabalho de hidráulica, que deve respeitar um projeto fornecido pela Vertia, atendendo as particularidade de cada caso.

Em jardins internos, em ambos os casos, √© necess√°ria a execu√ß√£o de projetos luminot√©cnicos espec√≠ficos, salvo casos espec√≠ficos onde o √≠ndice de lumin√Ęncia natural seja realmente significativo.

De toda forma, dada a leveza da estrutura (aprox. 25kg/m²), não são necessários reforços estruturais nem para paredes tipo drywall. O sistema também não requer qualquer tratamento impermeabilizante em paredes ou pisos, e nem usa equipamentos pesados para a instalação.

O sistema construtivo de um jardim vertical Vertia não usa qualquer material de construção ou acabamento (cimento, concreto, massa corrida, tinta, etc.), apenas e tão somente materiais de fixação (parafusos, buchas, grampos, etc.), o que garante um trabalho muito rápido e limpo.


























































ÔĽŅ